O NACE - Núcleo das Africanidades Cearenses é um projeto de extensão vinculado à FACED-UFC e parte da rede de NEAB´s (Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros), possui como objetivos a investigação, a discussão, a produção e a divulgação de trabalhos sobre história, cultura e a participação da população negra na formação do pensamento social brasileiro, tendo como eixo a cosmovisão africana de seus descendentes na diáspora, dando ênfase a história e cultura afro no Ceará. Tem como prioridade sensibilizar e ampliar o alcance da lei 10.639/03 junto aos/as educadores/as de cada nível/modalidade de ensino envolvidos nos processos de formação, bem como promover mudanças qualitativas de posturas e comportamentos, no combate ao preconceito e ao racismo, através da promoção de vivências (capoeira angola, dança afro, percussão), formações, palestras, eventos e pesquisas acadêmica e atividades desenvolvidas com os brincantes. 

O NACE tem como foco uma abordagem condizente com os valores civilizatórios africanos e a diversidade de suas manifestações nas culturas afrodescendentes, particularmente no Brasil. Inspirando-se em estudos e experiências avançados na área, vem nos últimos anos aprimorando um referencial teórico-metodológico afrorefenciado que denominamos de Pretagogia. O nosso propósito de empretecer a pedagogia, até então eurocêntrica, tem gerado muitos efeitos importantes e nos instigado a aprofundar as pesquisas, sempre em diálogo com autoras e autores de pensamentos e práticas afins. São algumas dessas tendências, pesquisas e experiências que buscamos socializar para um público mais amplo através do Memórias de Baobá. 

 

O MEMÓRIAS DE BAOBÁ é um encontro de formação que acontece desde 2010, tendo como espaço principal o Baobá centenário localizado na Praça dos Mártires (Passeio Público) em Fortaleza. Há alguns anos o Núcleo da Africanidades Cearenses (NACE) vem buscando formas de dar visibilidade às africanidades do Ceará, com formações, exposições e publicações.  Vem contribuindo para a efetivação de conteúdos de matriz africana, construindo subsídios para ampliar o alcance da Lei 10.639/2003. 

 

 

 

NACE

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom