top of page

O NACE - Núcleo das Africanidades Cearenses é um projeto de extensão vinculado à FACED-UFC e parte da rede de NEAB´s (Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros), possui como objetivos a investigação, a discussão, a produção e a divulgação de trabalhos sobre história, cultura e a participação da população negra na formação do pensamento social brasileiro, tendo como eixo a cosmovisão africana de seus descendentes na diáspora, dando ênfase a história e cultura afro no Ceará. Tem como prioridade sensibilizar e ampliar o alcance da lei 10.639/03 junto aos/as educadores/as de cada nível/modalidade de ensino envolvidos nos processos de formação, bem como promover mudanças qualitativas de posturas e comportamentos, no combate ao preconceito e ao racismo, através da promoção de vivências (capoeira angola, dança afro, percussão), formações, palestras, eventos e pesquisas acadêmica e atividades desenvolvidas com os brincantes. 

O NACE tem como foco uma abordagem condizente com os valores civilizatórios africanos e a diversidade de suas manifestações nas culturas afrodescendentes, particularmente no Brasil. Inspirando-se em estudos e experiências avançados na área, vem nos últimos anos aprimorando um referencial teórico-metodológico afrorefenciado que denominamos de Pretagogia. O nosso propósito de empretecer a pedagogia, até então eurocêntrica, tem gerado muitos efeitos importantes e nos instigado a aprofundar as pesquisas, sempre em diálogo com autoras e autores de pensamentos e práticas afins. São algumas dessas tendências, pesquisas e experiências que buscamos socializar para um público mais amplo através do Memórias de Baobá. 

 

O MEMÓRIAS DE BAOBÁ é um encontro de formação que acontece desde 2010, tendo como espaço principal o Baobá centenário localizado na Praça dos Mártires (Passeio Público) em Fortaleza. Há alguns anos o Núcleo da Africanidades Cearenses (NACE) vem buscando formas de dar visibilidade às africanidades do Ceará, com formações, exposições e publicações.  Vem contribuindo para a efetivação de conteúdos de matriz africana, construindo subsídios para ampliar o alcance da Lei 10.639/2003. 

 

 

 

NACE

bottom of page